RSS
Este blogue destina-se a expor os trabalhos que vamos realizar até ao final do ano para a disciplina de Projecto. O nosso tema é o cinema português, em particular a baixa adesão ao cinema nacional. Obrigada por nos visitarem!

Contra factos não há argumentos















Após pesquisar durante vários dias, hoje encontrámos, finalmente, números estatísticos que comprovam aquilo que todos pensamos - que o público português consome pouco cinema nacional.

Perceber as razões que levam a que os portugueses não se interessem pelo que é feito por cá é um dos objectivos do nosso trabalho mas, primeiro, tinhamos de mostrar que este era um facto já comprovado e não apenas intuição nossa.


Os dados falam por si: quase 86% dos filmes vistos no cinema são americanos, aproximadamente 7% de origem europeia e apenas 1,5% produções portuguesas.

6 comentários:

Silvéria Miranda disse...

Esses dados não me espantam muito, uma vez que os filmes portugueses, a meu ver, têm tantas cenas de sexo ("O crime do padre Amaro", por exemplo) e histórias tão incompreensíveis (estou a lembrar-me do "Sorte Nula") que até metem dó!

Vanessa Ribeiro disse...

na minha opinião a única razão para a pouca adesão dos portugueses ao produto nacional é a pouca qualidade do mesmo... em termos de novelas (apesar d continuarem a ser más) houve um progresso significativo!o cinema continua ainda muito atrasado em relação a outros países...provavelmente isto deve-se ao facto de as produções para o cinema saírem bastante caras e o lucro ser bastante pouco!enquanto que nas novelas, sendo mais baratas e a adesão muito maior, a técnica tanto dos actores como dos restantes profissionais nelas envolvidos tem-se aperfeiçoado, no cinema não existe esta oportunidade...
se calhar deveriamos começar a apostar mais nos telefilmes, curtas-metragens e produçoes com mais baixo orçamento a fim de fomentar tanto os investidores como o gosto das pessoas pelas produções nacionais!

... disse...

Digam-me um bom filme português, um k toda a gente tenha adorado, inclusive a critíca ... Ninguém ? Bem me parecia --´

Andreia Mandim disse...

o Jaime foi aclamado,na altura em que saiu, pela crítica ,assim como o Alice.

Fati disse...

O Amo-te Teresa?

Para mim uma das razões que leva ao cinema português não ser popular é precisamente pelo seu estilo não ser (geralmente) popular... e as pessoas parecem ter uma certa dificuldade em sair dos velhos "mitos" para algo menos que um avatar.

Se o estilo do cinema português é inovador, alternativo ou só de má qualidade já é outra história... lol

Andreia Mandim disse...

Pois, mas há filmes que são bastante reconhecidos lá fora, como o "Morrer como um homem".E "Alice" , "Coisa Ruim", entre outros, também são considerados pelos especialistas da área como filmes de qualidade. Salaviza é um dos mais recentes exemplos, se não não teria o reconhecimento que se viu em Cannes.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 EM CENA. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy