RSS
Este blogue destina-se a expor os trabalhos que vamos realizar até ao final do ano para a disciplina de Projecto. O nosso tema é o cinema português, em particular a baixa adesão ao cinema nacional. Obrigada por nos visitarem!

Making of


Na passada quinta-feira, dia 4 de Março, realizámos a primeira apresentação no âmbito da disciplina Projecto de Jornalismo, na qual apresentámos o nosso tema – Cinema Português – bem como o ângulo que pensámos adoptar para o trabalhar: a baixa adesão ao cinema português. Explicámos, ainda, o porquê de escolhermos este tema e os vários sub-temas que pensamos abordar.

Consideramos, assim, pertinente perceber a justificação da reduzida adesão do público português ao que se faz por cá ao nível cinematográfico. A produção e realização são duas saídas profissionais do nosso curso, pelo que pensamos também abordar o lado da relação dos jovens com o cinema: perceber se se interessam, se assistem a produções nacionais, se têm lugar como nova geração de profissionais, etc.

Quando terminámos a apresentação, os professores deram a sua opinião, dizendo que o tema era bom mas que deveríamos explorar, também, a face do ‘cinema como negócio’. Ou seja, aprofundar as questões económicas adjacentes a este tema e a influência que podem exercer – ou que já exerc
em – no contexto de criação e divulgação.




6 comentários:

Sandra Marinho disse...

Olá!
E não se esqueçam de confirmar e provar que adesão ao cinema nacional é baixa ou, pelo menos, mais baixa do que nos outros países:-)
Bom trabalho!
Sandra Marinho

Hugo Monteiro disse...

Andreia

Julgo que será uma abordagem mais científica se começarem com perguntas de partida do tipo "Qual é a adesão dos portugueses ao cinema português" ou algo do género. Apesar de não ser necessário, ficam já com prática a elaborar estudos em ciências sociais, algo que vos dará experiência caso vos interesse realizar um mestrado, por exemplo. Boa sorte para o projecto.

Andreia Mandim disse...

Obrigada ;)vamos fazer isso mesmo, aqui apenas estão alguns pré-planos muito gerais ainda. O nosso intuito é ir directo a questão,perceber através de vox-pop ou qualquer outro formato o porquê da baixa adesão ao cinema português? Se isso se verifica mesmo. Daí termos posto no making off aquele post sobre números que indicam isso mesmo. O projecto ainda nao se iniciou,estamos na fase de exploração, e ,por isso, usamos o making off ,sendo assim uma forma de termos um feedback do que as pessoas ,como tu,querem perceber ;)

David Martins disse...

Interessante tema! Já várias vezes me interroguei sobre a baixa adesão dos portugueses ao "nosso" cinema. Se a minha opinião não-cientifica indica alguma coisa, acredito - como espectador e cinéfilo "amador" - que além da avalanche de filmes estrangeiros, o principal motivo porque os portugueses não aderem ao cinema nacional, é que este não está construído de raiz para cativar o grande público, não existe um equilíbrio entre o cinema dito comercial e o cinema de autor. Alguns países pequenos, como a Espanha, têm muita maior variedade de géneros, os seus filmes apresentam histórias interessantes, fora do vulgar, sem serem incompreensíveis para a maioria dos espectadores ou exploitations (com o Crime do Padre Amaro e afins). Além disso, os filme portugueses de autor ou premiados no estrangeiro são terrivelmente mal divulgados. Basta ver o spot de promoção do Cinerama que passa nas Tvs. O espectador médio não sabe se é uma comédia, um drama, wathever! Como se vai interessar as pessoas se se desperdiça tempo de antena? E depois temos o belo sistema de subsídios estatais, atribuídos quase sempre aos mesmos, com medo de arriscar, e no outro lado temos os filmes produzidos com dinheiros privados que praticamente só se baseiam em sexo e escândalos para atrair voyeurs... Acredito que o cinema comercial pode ser de qualidade, que pode conviver com produtos mais intelectuais, mas raramente o nosso cinema me atrai ás salas. Para minha grande pena. Espero que este "desabafo" seja util!

Andreia Mandim disse...

Claro que vale a pena ;)...Agradecemos o teu contributo, principalmente por ter vindo de tão longe , e esperamos que acompanhes o desenvolvimento do nosso projecto e ,mesmo, sempre que te for possível, mandes conselhos ,links com dados ,etc, acerca deste assunto. Obrigada.
Cumprimentos,
Em Cena

David Martins disse...

Foi um prazer participar! Se eu ou o CINE31 pudermos ser uteis, é só dizer :-)
Cumprimentos,

David M. / Editor-chefe do CINE31

Postar um comentário

 
Copyright 2009 EM CENA. All rights reserved.
Free WordPress Themes Presented by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy